terça-feira, 25 de maio de 2010

LABUTA DIÁRIA DO TRANSPORTE PÚBLICO


Pra começar, to de trampo novo, fica lá em São Bernardo no Jardim Taboão, divisa com São Paulo perto da Cursino e do Pq. Bristol.
Pra chegar lá de ônibus eu pego uma perua para o Sacomã na Rua Solidônio Leite. A perua segue pela Solidônio, desce a Rua Hervis, pega a Av. Vila Ema até próximo da subprefeitura da Vila Prudente, pega a Av. Luiz Inácio de Anhaia Melo entra no Terminal Vila Prudente, pega a Rua e Viaduto Pacheco Chaves, Rua do Manifesto, Rua Tabor, Av. Nazaré... ufa... falta pouco, vira na Gentil de Moura á esquerda e mais um pouco abaixo chega ao Terminal Sacomã.
Percurso aproximado de 18 Km Tempo médio 60min

No Terminal Sacomã tenho opções, a mais utilizada é a linha Pq Bristol (da uma volta), essa linha tem intervalos mais curtos de partida. Ônibus sai do Terminal pega o Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Via Anchieta (é o pedaço do transito, já levamos 35min só ali), Av. Padre Arlindo Vieira, da umas costuradas na Vila Livieiro, sai na Av. do Cursino próximo á garagem da Via Sul, desce a Rua dos Ourives e chegamos.

Percurso aproximado “Não sei, vou descobrir” Tempo médio 40min

Legal né, só dentro de busão vai 1:40 hs. Fora a fila no Terminal e a espera perto de casa dão mais uns 20 min.
Então fechamos em 2:00 hs

Minha bike não é daquelas que todo mundo ta acostuma do a ver em “sites” da Internet, ela é idosa sim, standard, 18 marchas, de ferro... só que o motor é dois tempos.
Com minha magrela (que confisquei da minha esposa, é azul tá), faço caminhos alternativos que de casa até o Terminal Sacomã já fiz em 22min, do Sacomã até a Rua Helvétia (Jd. Taboão – SBC), mais 35min (tem muito morro). E indo direto por outra rota já fiz em 50min.

Considerando ainda o tempo de higiene pessoal e acomodação dos acessórios da bike, ainda sobra mais de 30min.
Vantagens além do tempo: não fico estressado no transito, de pé no busão com a turma do “arrocha” (um passinho pra traz que entra mais um). Dá uma melhorada na barriguinha. Economiza o “dim dim” (dá pra comprar uma pizza no sábado, ou pagar a conta de água). Conheço novos lugares. E todo aquele papo de sustentabilidade e saúde.
Mas o risco afasta a maioria das pessoas das ruas, logo vamos falar sobre vários detalhes a respeito. Por enquanto fica a opção oficial de transporte público. As alternativas de ônibus e de bike tratarei numa seqüência de artigos.

Lembre-se, cometemos mais erros que acertos, a maioria são atitudes irresponsáveis ou inconseqüentes, os acertos é que devem ser debatidos ainda mais que os erros, dessa forma os erros ficam mais evidentes e a conseqüência natural é que com vários acertos os erros sejam sufocados e minimizados. No entanto há erros que são impostos por normas, legislações e administração ineficazes.

Ex: Como é que vou andar ao menos duas quadras em "bordo de pista" ? ? ? ! ! !

Mas isso é tema pra depois.


Fiquem com Deus.

2 comentários:

  1. Salve, Alexandre. Parabéns pela iniciativa de criar este blog. E, mais ainda, de passar a utilizar a bike como meio de transporte. A escolha de caminhos os mais tranquilos possíveis é um ponto chave. Mesmo que isso leve um pouco mais de tempo. Ciclista não tem pressa, mesmo porque, para ele não existe trânsito nunca...

    ResponderExcluir
  2. tenho um palio 2009 mas vou de bike todo dia pro trampo ando de bike sempre ,gasto mais dimdim na bike do q no carro pq gosto da magrela..o governo deveria almentar mais 100% o preço da gasolina ..assim quem compra carro toma vergonha na cara e compra uma bike ,tenho 7 vizinhos todos tem 2 carros na garagem e trambanham perto nunca vejo eles andando na rua ,ate para ir na padaria que fica a 2 quarteiroes o individo pega o carro para ir busca pao. é brincadeira um negocio desse!!mas infelismente é verdade ....se nos nao ajudar nao teremos futura na terra

    ResponderExcluir

Todo comentário, de certa forma é útil para acrescentar no mínimo informação a respeito dos serviços ou dos usuários. A hipocrisia é algo que atrapalha qualquer relação humana seja como for. O respeito deve vigorar sobre tudo e todos. Portanto sejamos sinceros, verdadeiros e respeitosos.